terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dicas para primeiro emprego

Olá pessoas maravilhosas, tudo bom? Este final de semana estava procurando temas para postagens e vi vários jovens perguntando como procurar o primeiro emprego, como fazer um currículo e outras perguntas... Percebendo isto, resolvi responder para vocês as perguntas mais frequentes. beleza?



• Como fazer um currículo?
Bom, isso é bem fácil! Pegue um modelo na internet e veja as minhas dicas para edita-lo.
1° Coloque em fonte 20 seu nome completo centralizado. Em baixo, seu endereço, telefone para contato e email.
2° Dados pessoais: Nacionalidade e estado civil. Data de nascimento é opcional.
3° Objetivo: Procure na internet e ache o que se encaixa para o seguido fim. Se quiser um exclusivo, fale bem resumidamente o que você tem de melhor para oferecer a empresa.
4° Formação: Em que grau você esta na escola? 1°(fundamental)  ou 2°(médio) grau incompleto. Já terminou? Então é 2° grau completo. Ta fazendo faculdade? Coloque que esta cursando ensino superior coloque que curso, qual semestre esta e em qual faculdade.
5° Qualificações: Coloque todos os cursos que você fez e seminários que participou (que você possa provar). Se você sabe mexer excel, mas não fez curso pode colocar, mas terá que provar na prática.

• Como procurar emprego?
Esta é uma coisa bastante complicada, pelo fato de ser bem cansativo! Você precisa ser bem determinado, pois existirá momentos em que você vai cansar e desanimar. Mas nada de desanimo, assim como os deficientes, as empresas precisam contratar uma determinada quantidade de estagiários.
Existe centros integrativos onde faz a ligação entre você e uma empresa, como o CIEE e Anima, elas ficam responsáveis de levar o seu currículo para as empresas que procuram um menor ou jovem aprendiz para as mesmas. Procure uma na sua cidade e faça o seu cadastro!

• Como devo me comportar na entrevista?
Fique bem relaxada(o)! Mostre quem você é de verdade e nada de mentiras! Isso te prejudicará em empregos futuros. Nada de girias!

• Como devo me vestir? E me maquiar? E o cabelo? *o*
Calça, sapato fechado e blusa lisa de manga curta está ótimo!
NADA DE: Roupa curta, rasteirinhas, bermuda, decote, calças estilo destroyed e afins. Já entendeu né? kkkk
No quesito maquiagem meninas, apenas o básico! Já vi varias meninas serem desclassificadas por que estavam com uma sombra bem chamativa! Então... quanto mais básico melhor!
E o cabelo, bom... Isso é bem delicado por que os jovens tem aquela mania de pintar o cabelo com cores diferentes e dependendo do ambiente de trabalho você poderá não ser tratado da forma que deveria, tipo, não será levado a sério. Infelizmente o preconceito é uma realidade. Mas depende do ambiente! E no penteado, na entrevista procure usar cabelo preso, mas solto não tem nenhum problema!

• Como devo me comportar no ambiente de trabalho?
Vou falar a realidade para vocês! Não existe amizade no trabalho, isso é uma raridade! Existe colegas! Procure conhecer um pouco de outros setores, e faça colegas, isso vai te ajudar em empregos futuros. Não fique travado! Isso vai te prejudicar! Antes de fazer mudanças no corpo, como por um piercing gigante no rosto ou pintar o cabelo de azul por exemplo, fale com seu chefe, pode ser chato, mas vai ser pior você ser demitido por causa disso! Procure não fazer inimigos!

Tem mais perguntas? Fala ai nos comentários! Espero que tenham gostado!
XOXO ♥

5 comentários:

  1. Oiee achei muito boa as suas dicas (apesar de eu nem estar no ensino médio) sempre penso no melhor para meu futuro.
    AMEI o seu blog, me identifiquei com varias postagens. Já estou te seguindo, obrigada pela visita no meu blog, bjss!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas. São ótimas e indispensáveis.
    Beijos, www.blogdoseujeito.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as dicas, outra coisa importante pra procurar vagas são sites de rh, são bem úteis!


    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!
    Beijos :*

    http://palomamirandav.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das dicas, esse ano tenho que conseguir um emprego, acho que essas dicas serão bastante uteis <33

    Abraços, Reprisando

    ResponderExcluir

Kah S. - 17 anos - Bahia ♥